Blasters, jedi e política



A nova trilogia de Star Wars tem gerado uma grande ondas de debates dentro do mundo nerd, desde se Kylo Ren e Rey ficarão juntos, até se os novos filmes estão sendo usados como propaganda feminista, simplesmente por apresentar e dar mais destaque a personagens mulheres, assuntos esses que ganham pouco destaque dentro dessa esfera. Um outro assunto que vêm sendo pouco discutido pelos fãs é a política, tema esse que está de pano de fundo desde o primeiro filme.

Nos 6 filmes do universo de George Lucas, além de vermos a ascensão e queda de Anakin Skywalker, vemos como a República nos seus tempos de glória sofre um golpe e é desmantelada, transformando-se num governo totalitário

"Ok, mas qual o motivo de você estar falando de política e Star Wars ? Os dois não deveriam se misturar e blá blá blá". Errado colega. Nas palavras do próprio diretor, cenas e acontecimentos do nosso mundo foram utilizados para construir o enredo do filme. Mas esses dias (e aqui se encontra o real motivo de eu estar escrevendo esse texto), em grupo de fãs do Star Wars, foi feita a seguinte pergunta: Afinal, o Império Galáctico é de direita ou de esquerda ?

Muita confusão se criou, com pessoas afirmando que o Império era comunista, que os rebeldes eram liberais libertários, que Palpatine era Stalin e outras coisas, não muito piores do que essa. E é isso que iremos discutir hoje.

-------------------------------------------------------------------

Para iniciarmos com o raciocínio, temos que primeiro definir os espectros de direita e esquerda para o texto e, como esses conceitos vem sendo alterados ao longo do tempo, iremos que estabelecer um ponto fixo para determinarmos com mais clareza.

Em entrevistas, George Lucas afirma ter se inspirado em muitos eventos reais, sobretudo da Segunda Guerra Mundial para criar personagens e cenas para os seus filmes. Logo, vamos utilizar como este ponto como marco para as nossas linhas ideológicas.

Durante o confronto, o mundo podia ser divido em 3 grandes grupos: os Aliados, tentando preservar suas democracias durante o conflito; a URSS, que representa os principais países que adotaram o socialismo; e os países do Eixo, formado por Alemanha, Itália, Japão e alguns países centrais, onde seguiam ideias do Nazifascismo e foram as forças que iniciaram o conflito.

Agora que definimos, por alto, as correntes ideológicas que estavam em evidência no momento, vamos começar a analisar como o conflito de Star Wars dá inicio e leva à fundação do Império Galáctico, utilizando alguns fatos históricos para darmos base.

--------------------------------------------------------------------


Naboo e os dois chanceleres



"A desordem instalou-se na República Galáctica. A rota de comércio para 
a cobrança de impostos das rotas de comércio para o sistemas remotos está sendo 
contestada. Esperando resolver a questão com bloqueio de poderosas naves de guerra,
a gananciosa federação de comércio suspendeu toda remessa para o pequeno
planeta Naboo. Enquanto o Congresso da República discute indefinidamente
essa alarmante sequência de eventos, o Chanceler Supremo enviou, secretamente,
dois Cavaleiros Jedi, guardiões da paz e da justiça na galáxia, para porem fim ao conflito..."
Frase inicial do primeiro filme

No primeiro filme da prequel, Star Wars I: A Ameaça Fantasma, somos introduzidos ao conflito de Naboo e aos personagens da saga. No contexto política, temos a seguinte situação: A República Galáctico aprova uma nova lei de taxação de rotas comerciais, taxação essa que prejudica economicamente a CIS (Confederação dos Sistemas Independentes), que manipulada pelo Lorde Sith Darth Sidious, iniciam a produção de tropas droides e de naves de batalha, ordenando que a CIS leve suas tropas a Naboo, planeta prospero e distante, e o impõe a um certo de tipo de bloqueio continental (planetário, no caso), o que faria qualquer ajuda da República demorar para chegar.

A Crise de Naboo, como o episódio ficou conhecido, vai se desenrolando durante todo o filme e leva ao conflito a CIS, ou os Separatistas, e a República Galáctica, plot principal do segundo filme, Star Wars II: Ataque dos Clones.

Nesse segundo filme, temos um Senado pressionado por inúmeros planetas com intenção de sair da República e estão prestes a votar a criação de um Exército da República para ajudar a Ordem Jedi no combate as forças separatistas. Em determinado ponto do filme, o Representativo Binks pede para que o Chanceler Palpatine tenha poderes de emergência, já que, no entendimento deles, era necessário um representante forte para os conflitos futuros.

Passando pelos principais pontos dos dois filmes que antecedem a fundação do império, podemos observar como o Senador Palpatine consegue manipular os dois lados da guerra, um na função de Chanceler, agora com poderes emergenciais, e outro sobre capuz de Darth Sidious. Não conseguimos identificar suas manobras políticas com clareza e apenas observamos o desenvolver do jovem Anakin com o passar dos anos. 


Mas depois de toda essa história, que semelhanças podemos traçar com o curso da Segunda Guerra ?

Apesar de não estarem intimamente ligados num primeiro momento, devemos falar sobre as consequências do fim da Primeira Guerra e o impacto que teve nos países derrotados. 


Com o fim da Primeira Guerra, a recém formada República da Alemanha "aceitou", por meio de uma determinação do Tratado de Versalhes, todas as responsabilidades por causa da guerra, tendo alguns termos impostos como a perda de parte dos seus territórios, restrição do tamanho do exército e pesadas indenizações por conta dos custos de guerra dos outros países. 


Demonstration assembly of the NSDAP, 1932
Com a vulnerabilidade da econômica da população, hiperinflação (por conta do tratado) e distúrbios alimentares por toda a República de Weimar (outro nome dado a Alemanha no período entre guerras), ocorre a ascensão de um partido que trazia em seus discursos uma forte rejeição à tudo que era identificado como causador de tal crise, além de um antissemitismo radical e antibolchevismo.

Quando uma das maiores crises do século passada, a quebra da bolsa em 1929, a
 Alemanha se viu numa crise econômica sem precedentes e nesse momento, a população abraçou as ideias do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores, ou como ficou conhecido mais tarde, o Partido Nazista.

"A euforia dos comunistas levou-os a não tirar todas as consequências dos resultados eleitorais. A maior novidade não era o crescimento do PCA (Partido Comunista Alemão), mas a acentuada expansão da extrema-direita nazi-fascista. Esta elegera apenas 12 deputados em 1928, no auge da recuperação econômica alemã, e 107 em 1930. Nas eleições de julho de 1932 pulou para 230 deputados. Ou seja, obtivera bem mais que o dobro de votos que os comunistas."[1]

Mas apesar de ter conseguido a maior parte do voto popular na eleições, eles ainda não tinham a maioria, logo se fez necessário um governo de coalizão com o Partido Popular Nacional Alemão. O então presidente, Paul von Hindenburg, sob pressão de políticos e da comunidade industrial, nomeia Adolf Hitler como Chanceler da Alemanha.

Ambos os personagens, Hitler e Palpatine, são conduzidos aos seus cargos em tempos de crise. Um, passa por uma nação desacreditada e economicamente desestruturada. A população clama por uma saída dessa crise e vê em seu partido uma esperança de tempos melhores. O outro, tem uma crise em seu sistema republicano. Inúmeros planetas desejam (ou são obrigados) entrar na CIS, tendo de segurar os avanços das tropas inimigas sem um exército formado. Ambos aproveitaram de uma fragilidade e crise de seus sistemas para dar fim as repúblicas e iniciarem seus governos ditatórias.


--------------------------------------------------------------------

Crises do sistema e o golpe


Tanto Hitler, quanto Palpatine, chegam ao seu cargo por meio de manobras políticas. Hitler com apoio da burguesia e seu grande número de deputados e Palpatine manipulando a CIS, ambos sob um sistema democrático. E somente por conta desse sistema, que ambos conseguiram chegar onde chegaram por vias legais.

Após Hitler ter chegado ao seu cargo, iniciou-se um período de terror e incertezas. Junto com Hitler, Frick e Goering (outras figuras muito importantes dentro do partido) foram indicados para o cargo de Ministros do Interior, que possibilitaram ao Partido Nazista fazer reformas na polícia, expulsando todos os antigos agentes e substituindo-os por oficiais da SS e SA, tropa de choque hitlerista.

Tendo o controle de um importante setor da segurança pública, Hitler consegue manipular a opinião pública e criar a imagem de um inimigo público, um bode expiatório. Os comunistas.


Na noite de 27 de fevereiro de 1933, o parlamento alemão (Reichstag) foi incendiado e o PCA foi acusado pelo atentado. Na mesma noite, mais de 5 mil militantes e dirigentes do partido foram presos, com vários assassinados. Um verdadeiro processo-farsa foi instaurado na república, gerando a perseguição de vários comunistas e chamada de novas eleições.

Em 5 de março do mesmo ano, dia das eleições, as principais cidades da Alemanha foram tomadas com inúmeras propagandas nazistas, que alcança 17,250 milhões de voto, mesmo com o PSDA (Partido Social Democrata Alemão) e o PCA tendo eleito alguns deputados sob forte repressão. A imagem de um inimigo, de um "perigo socialista" retorna e era necessário liquidá-lo. Neste momento o PCA é colocado na ilegalidade, que com a cassação de seus deputados, junto com alguns sociais-democratas, torna os nazistas a maioria dentro do parlamento.No dia 23 de março eles apresentam a "Lei de Autorização", revogando a constituição e permite ao Partido Nazista ditar todas as leis, sem antes passar pelo Parlamento. Assim, o golpe foi completo e Hitler tinha o poder necessário para criar qualquer lei e moldar a Alemanha dentro dos seus ideais.

O "mesmo" acontece em Star Wars é visto no terceiro filme, Star Wars III: A Vingança dos Sith, quando o Chanceler consegue acumular uma grande quantidade de poder em detrimento da democracia. Observando o cenário político que se desenhava, o Conselho Jedi começa a desconfiar de um complô para destruir a ordem e planeja derrubar-lo para restaurar e proteger a democracia (um contra-golpe talvez ?). Ao descobrir a verdadeira identidade de Palpatine, o Conselho decide predê-lo, mas falham, tendo vários mestres mortos pelo Lord Sith.

Ao ser salvo pelo ex-jedi Anakin, agora Darth Vader, o Chanceler aciona a Ordem 66, uma ordem que declara os Jedi inimigos da República e que todos devem ser perseguidos e mortos, incluindo os jovens Padawans no Templo Jedi de Coruscant. Após enviar seu aprendiz à Mustafar para matar os antigos líderes da CIS, Palpatine se dirige ao Senado Galáctico e diz que irá fazer reformas na República, tornando-a um Império Galáctico, sendo ele o imperador. E assim, nas palavras da Senadora Padmé Amidala, "Então é assim que a liberdade morre... com um aplauso estrondoso".


--------------------------------------------------------------------


Para além dos cargos e golpes


Podemos observar que o nascimento dos dois regimes são muito parecidos entre si, compartilhando de pontos chaves, como uma crise generalizada do sistema político que eles vivem, a ascensão política de seus representantes e o golpe realizado pelos mesmos. Mas as semelhanças param por aí ?

Acredito que analisando a estrutura do Império com o Terceiro Reich, possamos encontrar outros aspectos iguais entre eles. Para deixar mais organizado e de fácil leitura, vamos dividi-los em tópicos

  • Autoridade Centralizada e Perseguições
Tanto a Alemanha Nazista, quanto o Império Galáctico, viviam sob um forma de governo autocrático, isso é, com a figura de um líder principal e que todos devem obediência a ele. No caso da Alemanha, tinha a ideia do princípio líder, o Fuhrerprinzip, que estimulava um "culto" a imagem de Hitler, enquanto que em Star Wars, Palpatine redesenhou toda a estrutura de governo, dando a ele poderes ilimitados, obtidos após fechar o Senado. 

Para além disso, ambos criaram seus bodes expiatórios para justificar seus atos. Hitler culpava as minorias e comunistas pela situação econômica do país, empregando uma pesada propaganda para justificar a morte desses grupos, grupos esses que foram sistematicamente mortos pelo regime, no que ficou conhecido como Holocausto Judeu, um dos mais famosos crimes de guerra. Já para Palpatine, com a execução da Ordem 66, muitos Jedi foram mortos, mas alguns ainda conseguiram escapar, retornando depois para lutar ao lado da Aliança Rebelde. Para finalizar o serviço, o imperador criou os Inquisitores, grupo de pessoas sensitivas a força treinadas para caçar Jedi por toda a galáxia, muito semelhante a SS e a SA, as polícias políticas da Alemanha.

Outra marca do Império são os seus crimes de guerra, que incluem a escravidão de inúmeros povos não humanos, como os wookies, que foram mandados aos campos de trabalho força, algo muito parecido com as políticas nazistas de campos de concentração e extermínio sistemático, que também é presente na franquia, como a esterilização de uma raça inteira do planeta Geonosis.


  • Economia

No campo econômico, eles possuem pouco em comum, dado a estrutura dos universos que eles estão.

Podemos citar como um exemplo disso é nacionalização que as empresas passam, principalmente as industriais, no intuito de fortalecer o domínio e rearmamento de suas máquinas de guerra e a reestruturação das nações. 



  • Propaganda
Umas das marcas registradas desses governos foram as fortes propagandas como forma de controle "pacifico" sob a população. Todas foram criadas para criar uma ideia e implementa-la de forma rápida e efetiva.

Na Alemanha, grande parte dessa propaganda era voltada para os judeus no inicio, que como foi dito anteriormente, foram utilizados como bode expiatório para o novo regime, sendo acusados como culpados pela atual situação do país. Outro ponto que foi muito forte para a propagando foi na questão nacionalista e militarista do país, onde jovens, como a Juventude Hitlerista, eram bombardeados desde seu nascimento com as ideias do governo, formando jovens inteiros que defendiam o sistema. No caso do Império, temos uma propagando criada para solidificar o domínio do regime sobre os outros sistemas, dividindo as características de criação de um "inimigo" interno (no caso, os jedi) e facilitar o domínio sobre outros povos.






  • Militarismo
Outro ponto que encontramos em ambos os mundos é a forte presença militar, um por estar se preparando para a guerra, outro por estar saindo de uma guerra e consolidando seu poder ao longo de toda área. Nos cartazes acima, podemos ver como ambos deles reforçam um ideia de exercito, poderio militar, obediência e segurança.

Todas as forças militares poderiam até seus generais e trabalhavam com uma certa autonomia de seus lideres, mas sempre a palavra final era dos fuhrers. Operações de grande relevância do exercito, como a primeira Estrela da Morte e a Operação Barbarossa (invasão da União Soviética), sempre passavam por uma aprovação superior. Outro ponto relacionado ao militarismo é política de medo imposta pelos ditadores, seja por meio de uma grande estrutura (Estrela de Morte) como uma polícia secreta. O medo sempre foi uma arma muito útil para evitar inicio de conflitos.

--------------------------------------------------------------------

Conclusões


Depois de quase duas semanas ensaiando para terminar esse texto, acho que finalmente posso dizer que terminei ele. Não por completo, já que esse tema com toda certeza renderia uma ótima tese para algum curso que estude sistemas políticos e/ou cinema.

Como disse no inicio, depois daquela discussão do Facebook, fiquei me perguntando muito sobre como seria caracterizado o sistema, então fui correr atrás de algumas semelhanças. Claro que abstrações devem ser feitas, devido o universo que o filme foi criado, mas algumas coisas podem ser relacionados entre os sistemas autocráticos.

Vou deixar no final do texto alguns sites com informações, debates e a história de Star Wars. Claro que muitas coisas ainda podem ser retiradas e debatidas, e quero muito que vocês leitores tragam isso, quem sabe não rende um texto de porque o Império não é comunista ? hahahaha

Enfim, se curtiu o texto, deixe sua opinião, compartilhe com os amigos e todos que curtem Star Wats, e se quiserem mais textos assim, só comentar. Valeu e até a próxima.


--------------------------------------------------------------------

Referências e links:

[1]http://www.grabois.org.br/portal/artigos/154127/2018-01-26/85-anos-da-ascencao-do-nazismo-uma-licao-a-tirar

[2]http://starwars.wikia.com/wiki/Galactic_Empire


[3]https://pt.wikipedia.org/wiki/Alemanha_Nazi

[4]http://brasilescola.uol.com.br/historiag/nazismo.htm


[5]http://www.annefrank.org/pt/Anne-Frank/A-vida-na-Alemanha/Estabelecimento-ditadura-nazista/

[6]https://rachacuca.com.br/educacao/historia/nazismo-na-alemanha/

[7]http://www.geocities.ws/delmarnori/politicasw.html

[8]http://www.geocities.ws/delmarnori/politicasw.html

[9]https://aminoapps.com/c/may-the-force-be-with-you/page/blog/a-historia-do-imperio-galactico/lXmD_YXeSQueD0QeG8JD28ap53P4GjJm1nN

[10]https://politiculturarte.wordpress.com/2016/03/01/e-se-maquiavel-assistisse-star-wars-consideracoes-sobre-forcas-armadas-no-pensamento-maquiaveliano-e-a-milicia-jedi/

Comentários

Postagens mais visitadas